quinta-feira, 30 de junho de 2011

Oasis Oziel – O passo-a-passo

O Oasis é uma metodologia desenvolvida pelo Instituto Elos, organização de Santos, para trabalhar com comunidades, ou, com grupos de pessoas que morem no mesmo local. O objetivo é estimular que as pessoas se encontrem para sonharem e planejarem ações que possam trazer melhorias para a comunidade.

O Oasis Oziel foi idealizado pela Fundação Educar da Dpaschoal, que já desenvolve outros projetos na comunidade. Este projeto faz parte do Fórum Empreender com Valores, que acontecerá pela segunda vez na UNICAMP, dias 16 e 17 de julho. No segundo dia do evento, os participantes inscritos contribuirão durante um dia de mutirão para a realização de um sonho comunitário.

Para o planejamento deste mutirão, contamos com uma equipe formada pela Escola de Guerreiros Sem Armas – responsáveis por replicar a metodologia do Oasis.

O primeiro encontro desta equipe com a comunidade foi no dia 18 de junho, na Escola Oziel Alves Pereira, que também é parceira nesta ação. Neste mesmo dia começou oficialmente o contato com os moradores locais, e a identificação das potencialidades e belezas da comunidade. Clique aqui para saber como foi.

Em 25 de junho, em conjunto com os moradores locais, realizou-se a I Feira de Talentos do Oziel, com o objetivo de que os moradores conhecessem e valorizassem os talentos/habilidades uns dos outros. Clique aqui para saber como foi.

No próximo sábado, dia 2 de julho às 14h00, na Escola Oziel Alves Pereira, acontecerá um encontro com os moradores locais, quando será escolhida uma ação/sonho para ser realizado no dia do mutirão/Oasis.

Neste mesmo sábado, a partir das 9h00 da manhã, acontecerá a festa junina na escola, e desde manhã, a equipe do Oasis oferecerá aos moradores atividades paralelas a festa, e que faz parte dos preparativos para a reunião que acontecerá à tarde: o encontro dos sonhos.

O próximo encontro será dia 9 de julho, quando a ação será planejada, e iniciará a mobilização de materiais necessários.

E finalmente, dia 17 de julho, o Oziel receberá voluntários de todo o Brasil e colocará a mão na massa para que o sonho se torne realidade.

Inscreva-se no Fórum: http://www.empreendercomvalores.org.br

Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário