quarta-feira, 8 de junho de 2011

Com práticas simples, é possível ter uma rotina sustentável no trabalho

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5, muitos se perguntam o que dá para fazer para contribuir com o planeta. Sabe-se que em casa é possível adotar alguns cuidados que fazem a diferença. O que nem todo mundo sabe é que esses pequenos gestos caseiros podem ser estendidos para o trabalho.

Tornar a empresa onde se trabalha mais sustentável não é tarefa apenas dos executivos da companhia, mas também dos profissionais de todos os níveis. “De nada adianta a empresa criar uma estrutura sustentável, se os profissionais que trabalham nela não formarem uma consciência sobre o tema”, ressalta a coordenadora do curso de MBA em Comunicação Corporativa, com ênfase em responsabilidade social da Veris Faculdades, Maria José da Costa Oliveira.

No sentido contrário, também de nada adianta a consciência dos profissionais, se a empresa não der qualquer suporte. “Para a empresa ser sustentável, ela precisa incluir esses valores de responsabilidade social e ambiental nos valores da empresa”, afirma o coordenador de comunicação do Instituto Akatu, Estanislau Maria de Freitas. “E os funcionários têm de cobrar isso”, reforça.

Para ele, a cada atitude que o profissional tiver no trabalho, é preciso que ela seja clara no sentido de melhorar o grau de sustentabilidade da empresa, independentemente da área na qual ele atua. “Ele pode ajudar a inovar os processos do seu trabalho para que eles sejam mais ecoeficientes”, diz. E isso inclui pequenos gestos que fazem a diferença.

Uma rotina sustentável

No começo, pode parecer tudo mecânico. Mas, com o tempo, a adoção de pequenas práticas sustentáveis ficam inseridas na rotina de trabalho. “Tudo o que estamos criando tem um impacto. Temos de buscar alternativas de maneira compartilhada”, afirma Maria José.

Algumas ações parecem básicas e mesmo óbvias, mas são difíceis de serem adotadas, diante da correria do dia a dia. Dessa forma, anote as dicas dos especialistas e tente criar no seu trabalho uma rotina mais consciente.

  • Evite imprimir documentos e recorra à impressão somente quando estritamente necessário
  • Use os dois lados da folha
  • Cuidado com a torneira da copa e dos banheiros. Verifique se elas não estão pingando
  • Na hora de sair para o almoço, desligue o computador. Uma hora do PC desligado gera muita economia
  • Evite os copinhos descartáveis. Use uma caneca ou uma garrafinha de alumínio

Dê essas dicas ao seu líder:

  • Prefira lâmpadas mais econômicas
  • Prefira válvulas duplas nas descargas dos banheiros
  • Na hora de fazer compras de escritório, prefira materiais reutilizáveis
  • Estimule a reciclagem

Para os especialistas, tornar a empresa mais sustentável é mais do que adotar esses gestos. “São práticas que devem ser adotadas não apenas pelos profissionais dentro das empresas, mas pelos cidadãos. E quando a gente fala de meio ambiente, incluímos aí o cuidado com o indivíduo, o respeito ao espaço do outro”, afirma Maria José.

Fonte: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/com-praticas-simples-e-possivel-ter-uma-rotina-sustentavel-n_113441/

Nenhum comentário:

Postar um comentário