quarta-feira, 8 de junho de 2011

Empresária de Cingapura é primeira mulher a vencer Empreendedor do Ano

Premiação concedida pela Ernst & Young avalia os melhores projetos em mais de 140 cidades de 50 países diferentes

Por Juliana Elias

A empresária Olivia Lum, de Cingapura, se tornou ontem (5) a primeira mulher a vencer o prêmio Empreendedor do Ano, concedido pela consultoria internacional Ernst & Young. A premiação existe desde 1986 e é destinada a reconhecer projetos que mesclem sucesso, inovação e perseverança em mais de 50 países. 

Olivia, que também já fez parte do Parlamento de Cingapura, é presidente da companhia de dessanilização e tratamento de água Hyflux, um negócio de extrema importância para sua região, onde, diferente do Brasil, não há reservas naturais de água doce em abundância e toda forma de consegui-la é vital. 

Quando fundou a empresa, em 1989, Olivia possuía um capital inicial de US$ 15 mil e uma equipe de duas pessoas. Hoje, passados 22 anos, a Hylux fatura US$ 450 milhões, emprega mais de 2,3 mil pessoas e fornece produtos e serviços para diversos países no sudeste da Ásia, Oriente Médio e África. Recentemente, foi eleita pela agência nacional de água de Cingapura como a melhor fornecedora do país, por possuir a maior planta de dessanilização de água da região. 

“É uma grande alegria receber este prêmio em nome de todos os funcionários da Hyflux”, disse Olivia durante o evento realizado ontem, em Monte Carlo, no Principado de Mônaco. “Para mim, este reconhecimento apenas prova que não há dificuldades que não possam ser superadas quando você enfrenta desafios como a fome e a miséria.” 

Além dos negócios em tratamento e fornecimento de água, a Hyflux também apoia e comanda uma série de projetos sociais voltados ao meio ambiente, educação e empreendedorismo. Entre eles, ações como “O dia de limpar a praia”, realizada por sua subsidiária na Argélia, e a doação de filtros para o Haiti após o terremoto que devastou o país no ano passado. 

Olivia foi eleita Empreendedora do Ano entre 49 candidatos, todos eles escolhidos em uma etapa anterior como os maiores empreendedores de seus respectivos países. Na edição brasileira, o vencedor foi Alexandre Costa, presidente da Cacau Show. Clique aqui e conheça todos os "empreendedores do ano" de 2011.

Fonte: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI239125-17180,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário