sexta-feira, 3 de junho de 2011

Workshop “Tecnologia Social e Políticas Públicas na América Latina”

Em sua segunda edição, evento internacional reunirá especialistas para debater e formular estratégias de desenvolvimento da Tecnologia Social na região

Nos dias 13 e  14 de junho, no Auditório do Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), será realizado o II Workshop Internacional “Tecnologia Social e Políticas Públicas na América Latina”. O evento, organizado pelo Grupo de Análise de Políticas de Inovação (GAPI/UNICAMP), busca fomentar o debate sobre desenvolvimento científico e tecnológico voltado para a inclusão social nos países da região.

O Workshop tem como objetivo dar continuidade às discussões teórico-metodológicas desenvolvidas no âmbito do projeto de pesquisa de mesmo nome (Social Technologies and Public Policies in Latin America), financiado pelo International Development Research Center (IDRC/Canadá), além de pretender constituir um espaço de socialização dos resultados preliminares da pesquisa, de expansão da equipe do projeto e de constituição de uma rede latino-americana de pesquisadores envolvidos com o tema das tecnologias para a inclusão social. Ao submeter a um público amplo os resultados analítico-conceituais e empíricos alcançados com o trabalho das equipes nacionais, se propõe como um espaço de debate e de formulação de estratégias para o desenvolvimento da Tecnologia Social na América Latina.

O encontro teve sua primeira edição em julho de 2010, na Universidade Nacional de Quilmes (UNQ/Argentina), sob coordenação do Prof. Dr. Hernán Thomas. Financiado pelo CPNq e com o apoio da UNICAMP, a segunda edição do evento contará com a participação de pesquisadores da Argentina, Chile e Uruguai, além de convidados como Susan Cozzens (EUA/GeorgiaTech) e Hugh Lacey (EUA/Swarthmore College).

Vinculado ao Departamento de Política Científica e Tecnológica da UNICAMP, o Grupo de Análise de Políticas de Inovação (GAPI) vem há mais de uma década dedicando-se ao estudo das relações ciência-tecnologia-sociedade, a partir do emprego de enfoques como os de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, de Economia da Tecnologia e de Análise de Política. Tem produzido uma extensa literatura sobre o tema das tecnologias para inclusão social, com destaque para os livros Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade (2009) e Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia & Política de Ciência e Tecnologia: Alternativas para uma Nova América Latina (2009).

Professores, pesquisadores, estudantes, gestores públicos e representantes da sociedade civil do Brasil e de outros países latino-americanos podem fazer as inscrições até a data do evento por e-mail (gapi@ige.unicamp.br), enviando as seguintes informações: nome completo, instituição de origem e contato. A entrada é franca.

Fonte: http://www.rts.org.br/noticias/destaque-1/workshop-201ctecnologia-social-e-politicas-publicas-na-america-latina201d

Nenhum comentário:

Postar um comentário