quinta-feira, 2 de junho de 2011

Selo Escola Solidária 2011 tem inscrições prorrogadas

Os gestores das instituições de ensino de Roraima devem ficar atentos. As inscrições para o projeto “Selo Escola Solidária 2011” que encerrariam neste dia 31 de maio foram prorrogadas até o dia 15 de junho. Todas as escolas da educação básica, públicas ou particulares, cadastradas no Censo Escolar podem participar.

Criado em 2003, o projeto acontece de dois em dois anos e tem o objetivo de identificar e reconhecer instituições de ensino que desenvolvem projetos sociais voluntários aliados à prática pedagógica e que promovem o voluntariado educativo em todo o País.

Esta é a quinta edição do projeto e até agora 16.181 escolas do Brasil, já foram reconhecidas. Em Roraima, 84 escolas (incluindo Capital e interior) já receberam o Selo. Vanete Aguiar, coordenadora do Projeto no Estado, destaca que o Selo é importante porque identifica as escolas compromissadas com a prática social.

“São escolas que criam oportunidade de aprendizagem diferenciada pois exercem a responsabilidade social e a cidadania, contribuindo inclusive para a melhoria da comunidade a qual está inserida”, disse Vanete.O Selo Escola Solidária também tem o intuito de incentivar a prática do voluntariado educativo como ferramenta formativa e criar uma rede de escolas solidárias. Desde 2005, os projetos identificados também são publicados no livro Casos e Contos – Viagem por um Brasil Solidário, de Antônio Carlos Gomes da Costa.

Segundo a secretária Estadual de Educação, Cultura e Desportos, Lenir Rodrigues, todos os gestores escolares devem se mobilizar para participarem do projeto. “Muitas escolas desenvolvem bons trabalhos que merecem divulgação e reconhecimento”, destacou.

COMO PARTICIPAR

Para participar, as direções das instituições de ensino devem escolher um projeto de voluntariado educativo desenvolvido na escola, fazer junto com a comunidade escolar, uma auto-avaliação proposta no manual Escola Solidária 2011 e inscrever o projeto até o dia 15 de junho no site www.facaparte.org.br.

Outras informações também estão disponíveis no mesmo endereço eletrônico. As escolas serão avaliadas e o resultado será divulgado no mês de setembro.

O projeto Selo Escola Solidária é desenvolvido pelo Instituto Faça Parte, em parceria em parceria com Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação (OEI) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Fonte: http://www.bvnews.com.br/cotidiano9103.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário