sexta-feira, 17 de junho de 2011

Época de Mudanças ou Mudança de Época?

O grau de despreparo dos líderes para lidar eficazmente com os desafios que nos atormentam fica ainda mais evidente quando levamos em consideração um conjunto de novas circunstâncias que impactam nosso cotidiano. Estamos em plena transição de um mundo industrial para a era dos serviços; do foco no produto para o foco no cliente; da padronização para a customização; da repetição para a diversidade; do fixo para o móvel; do previsível para o volátil; do analógico para o digital; da indiferença, quando empresas andavam de costas para a comunidade, para a exigência da responsabilidade social e ambiental; de um mundo ocidental para uma globalização multipolar.

Essa série de transições ocorrendo ao mesmo tempo pode levar os mais apressados a concluírem que estamos vivendo uma “época de mudanças”. Prefiro acreditar que atravessamos uma “Mudança de Época”.

Tanto as oportunidades quanto as dificuldades que surgem em momentos como esse devem ser enfrentadas com soluções inovadoras, corajosas, com uma nova forma de olhar e perceber a realidade. Na se trata apenas de melhorar o que existe, de aperfeiçoar de forma incremental e de ajustar o agir a uma nova realidade. Trata-se de reinventar o pensamento e a ação.

Os conceitos de Liderança, tal qual os conhecemos hoje, estão com os dias contados. Os velhos e surrados atributos do que era considerado um líder eficaz, foram concebidos para uma realidade que já não existe mais.

Dentro dessa nova moldura, ouso propor que precisamos evoluir do modelo herdado da Era Industrial, o Líder 1.0, cujo modelo mental dentro do qual fomos educados nos levou a acreditar que:

• Liderança é sinônimo de cargo, posição social, dinheiro e, até mesmo, tempo de serviço.• Liderança é uma arte, apenas para pessoas visionárias, bem informadas.

• Liderança é inata, pois alguns já nascem com este “dom”.

• Existe um estilo ideal de liderança, que as pessoas devem procurar praticar.

• Líder competente é quem possui seguidores leais.

• Líderes competentes inspiram pelo carisma e pela hierarquia, pois “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

Formas de pensar e agir como essas fazem com que o potencial de liderança dentro das empresas não seja devidamente aproveitado, enquanto muitas pessoas perdem oportunidades de sucesso na carreira.

Esse é o mundo da Liderança 1.0, baseado no binômio “comando e controle”, cujo modelo não se sustenta mais. Seus alicerces estão ruindo. Tem ficado cada vez mais evidente, por exemplo, que pouco importa em qual quadrante o seu estilo de liderança se encaixa e qual a sua distância do estilo ideal, pois não tem dado certo fingir ou tentar ser quem não somos.

Você não precisa ser gerente ou diretor de empresa para ser líder. Outro aspecto cada vez mais desmistificado: o líder não nasce pronto, pois a gente aprende a ser líder. E, finalmente, a liderança não é exercida apenas por homens ou por adultos, pois na vida real é também exercida com competência por mulheres, crianças, adolescentes e por pessoas de ampla diversidade social e cultural.

Mas, apesar de sabermos que o modelo do Lider 1.0 já não funciona mais, uma nova forma de pensar e exercer a liderança ainda não se faz presente com a intensidade que é necessária. Precisamos reinventá-la!

Fonte: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/blog-do-management/2011/06/10/epoca-de-mudancas-ou-mudanca-de-epoca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário