segunda-feira, 13 de junho de 2011

Muito além do modismo

O autor é editor do Shopping News e dos sites PanoramaBrasil e DCI - Muitos afirmam que o tema sustentabilidade está na moda, porém, o importante, talvez, seja quebrar a contaminação ideológica acerca do tema. Quiçá as discussões sobre o assunto sejam abordadas e discutidas por muito e muito tempo, pelas próximas tantas gerações, tendo em vista que a reflexão presente contribui para o entendimento futuro.

Assim como afirmado por especialistas, o importante também é que o debate também não se restrinja a períodos comemorativos, como o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste dia 5 de junho.

Como afirmado por especialistas, a questão sustentável necessita de muitos aprendizados da sociedade, tendo os indivíduos de trabalhar com o comprometimento de efetuar as lições aprendidas. Muito se dialoga sobre reciclagem de lixo, camada de ozônio, efeito estufa, desmatamento da Amazônia, em especial nos meios de comunicação. Porém, está nítido que poucas ações são, efetivamente, concretizadas pela sociedade.

Talvez a grande ação que tenha de ser colocada em prática é o trabalho no sistema educacional, tendo como objetivo orientar as novas gerações sobre a importância de tais temas de reflexão, que posteriormente levam os ensinamentos para os lares e iniciam um processo de reeducação das gerações que os antecedem.

Também relevante é, como sinalizado por especialistas, cobrar as ações do setor público com relação ao assunto. O ideal é que neste momento de discussão se esqueçam as siglas partidárias, que juntas devem se unir em prol de um bem comum, ou seja, a vida. E isso quer dizer: garantia de existência de água potável, ar puro, solo capaz de produzir alimentos.

De fato, sustentabilidade é falar da vida, e ser sustentável é ser consciente sobre o assunto. Enfim, em tempos de comemoração, de Virada Sustentável, de consumo de produtos com selo verde, o essencial é que a sociedade faça uma grande mesa-redonda onde os assuntos postos em discussão não fiquem somente na fala, mas nas ações concretas. Certamente, as gerações futuras poderão ser eternamente gratas à atual geração.

Fonte: http://www.dci.com.br/Muito-alem-do-modismo-4-376102.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário