segunda-feira, 31 de maio de 2010

Conselhos a um jovem empreendedor

Se formar não vai te dar nada mais que um canudo. É imprescindível não parar de aprender nunca, correr em busca de mais conhecimentos. Procurar não apenas cursos, mas livros, palestras, revistas.

Os problemas em empreender são muitos. A grande maioria das pessoas não está apta a empreender, não por falta de capacidade, mas por falta de vontade. Montar teu próprio negócio costuma envolver trabalhar muito mais do que como empregado, ganhando muito menos, durante muito tempo. Não vê isso como um balde de água fria, mas como um banho de realidade. É muito difícil, dói, demora, as quedas são grandes. Lê dois livros sobre o assunto antes de tomar alguma decisão: Empreendedor Rico, do Robert Kiyosaki e O Livro Negro do Empreendedor, do Fernando Trias de Bes. Se passar incólume por tudo que eles descrevem, empreender é teu caminho.

Lembra que no começo tu não tens dinheiro, não tens experiência, não tens nada! A parte boa disso tudo é que não tendo nada, há que ter pelo menos criatividade para resolver os problemas que vão aparecendo. Isso gera um aprendizado prático enorme, porque o que aprendemos fazendo, não esquecemos jamais. O que sentimos na pele nos marca de forma definitiva.

A regra número um é a seguinte: tudo que acontecer é culpa tua. Ser enganado por alguém? É culpa tua, que se deixou enganar. Um concorrente te roubar o cliente? Problema é teu, que não soube mantê-lo. Quanto antes tu assumir a culpa de tudo que der errado e buscar os motivos para ter dado errado, descobrindo o que poderi ter feito para que desse certo, mais rápido o sucesso virá.

E lembra sempre que trabalhar para os outros é uma excelente maneira de aprender e ao mesmo tempo ganhar um dinheiro no fim do mês. Escolhe teus trabalhos pelo potencial de crescimento que te trazem, não pelo quanto pagam. A pressa em ganhar muito desde cedo é o maior limitante da maioria das pessoas, principalmente as que conseguem ganhar relativamente bem no início da carreira e com isso se acomodam e não crescem, permanecendo naquele patamar que não é tão alto assim, apenas parecia alto quando o estágio anterior era o de não ganhar nada.

FONTE: Moeda Corrente em: 27/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário