quinta-feira, 6 de maio de 2010

Cartilha promove ações para 'mudar o mundo' na Universidade

FONTE: Terra Notícias em 30 de abril de 2010


Universitários em todo o Brasil já estão desenvolvendo projetos de voluntariado que buscam alcançar os Objetivos do Milênios, propostos pelas Nações Unidas em 2000. E para apoiar ainda mais essas ações, a Aliança Brasil Universitário desenvolveu a cartilha 8 Jeitos de Mudar o Mundo na Universidade.

Propondo a transformação social com o apoio de jovens estudantes, a publicação conta com instruções e informações sobre como atuar voluntariamente em questões como pobreza, educação e meio ambiente.

"É surpreendente quanto já foi feito nesse sentido e como os universitários, de forma criativa e inteligente, econtraram jeito de mudar o mundo", afirmam Kátia Regina Mori e Maria Eugenia Sosa, autoras do guia.

Confira algumas das contribuições com o coletivo que, não só estudantes, mas todos os cidadãos podem atribuir a sua vida:
Realizar uma campanha com folhetos, cartazes e visitas na comunidade e em escolas, orientando sobre o que é e a importância de uma boa alimentação.Trabalhar junto a organizações sociais e famílias, mostrando como aproveitar melhor os alimentos, evitando desperdícios.Realizar capacitações em organizações sociais e escolas públicas.

Realizar pesquisas junto às escolas para identificar os alunos que estão faltando muito às aulas e traçar uma estratégia para incentivá-los a voltar aos estudos e frequentar a escola.Levantar fundos e construir bibliotecas, videotecas ou brinquedotecas na comunidade, escolas ou organizações sociais. Organizar campanhas de arrecadação de livros, vídeos e revistas.Realizar cursos de redação e oficinas de leitura para compreensão de textos e estimular a visão crítica.
Identificar e divulgar novas oportunidades de trabalho para mulheres em atividades consideradas masculinas.Promover ações na comunidade e em organizações que estimulem as mulheres a buscar alternativas de geração de renda. Organizar palestras sobre empreendedorismo e trabalho cooperativo para grupos de mulheres.Divulgar na universidade e na comunidade que existem centros de atendimento para mulheres e locais onde ela pode denunciar violência e terem um acompanhamento físico e psicológico.

Divulgar informações sobre planejamento familiar.Identificar e estimular as creches da comunidade, onde as mãe podem deixar os seus filhos enquanto trabalham.Instruir quanto a alimentação e cuidados com o bebê e a importância da higiene na prevenção de doenças.
Desenvolver palestras ou construir informativos sobre a prevenção de acidentes domésticos.Orientar sobre locais que prestam atendimento à saúde da mulher.Informar sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do útero e promove iniciativas de apoio a saúde da mulher.

Mobilizar e informar a universidade e comunidade sobre o combate à Aids e outras doenças epidêmicas como malária, dengue, tuberculose e febre amarela.Informar sobre a saúde sexual e reprodutiva de jovens e adultos e sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.Fazer um levantamento sobre os serviços de saúde disponíveis, como remédios, postos de saúde, centros de atendimento, e divulgá-los na comunidade.

Desenvolver material explicativo, palestras e campanhas sobre o consumo consciente, uso racional de água e energia, proteção aos animais e prevenção de áreas publicas.Realizar mutirões de limpeza, plantação de árvores e flores na praça do bairro e comunidade entorno.Criar corridas e gincanas que divulguem a importância do meio ambiente para a manutenção da qualidade de vida. Nestes eventos, realizar palestras e distribuir materiais informativos sobre o desenvolvimento sadio e a sustentabilidade.

Mobilizar outros universitários a participarem do movimento voluntário. Criar um centro de voluntariado na universidade para estimular ações de mudança na comunidade.Criar programas de desenvolvimento comunitário e incentivo à participação social.Organizar campanhas e programas de valorização da vida e de defesa dos direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário