segunda-feira, 24 de maio de 2010

Aumenta a participação dos jovens entre os brasileiros inadimplentes

Entre os consumidores que estão com pagamentos de dívidas atrasados, 8% têm menos de 20 anos; no ano passado eles respondiam por 4% da população inadimplente

Por Rogério Ferro, do Instituto Akatu

O estudante de educação física e atendente de telemarketing Ney Oliveira Dias, 19 anos, pagou apenas a primeira das seis parcelas do material escolar que comprou no início do ano. “Comecei a trabalhar em dezembro de 2009, logo depois passei no vestibular e me empolguei. Comprei até material que não precisava para o primeiro semestre. Na hora de pagar, percebi que tinha feito besteira porque tinha outras despesas mais urgentes”, conta o estudante. “Na hora que o salário cai na conta é que você vê que não é suficiente”, completa.

Ney faz parte de uma população com uma representatividade cada vez maior entre os inadimplentes brasileiros: jovens com menos de 20 anos de idade. Segundo uma pesquisa semestral realizada pelo Instituto de Economia e Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) publicada em abril deste ano, entre os inadimplentes brasileiros, 8% têm menos de 20 anos. No ano passado, a participação deles entre a população com as dívidas em atraso era de 4%, o que mostra um crescimento.

O levantamento – que ouviu 830 consumidores que procuram informações no Balcão de Atendimento do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SPC-Serasa) - mostrou também que a maior incidência de inadimplência está na faixa dos que ganham de dois a três salários mínimos e na faixa de 30 a 40 anos de idade, ambos com 37% e 38%, respectivamente.


FONTE: Instituto Akatu em 20/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário